Sobre

Meu nome é Tallita Araújo, sou psicanalista. Tenho 33 anos e moro em Fortaleza, Ceará. Sou uma questionadora nata. Inquieto-me sobre o mundo, a cultura, o trabalho, mas principalmente sobre a minha vida e as minhas questões. Isso me levou e me trouxe para a psicanálise.

Sempre fui muito sensível. Isso é um fato. Ter que lidar com as consequências disso é outro fato. Filha comportada, obediente, estudante dedicada, mas com questões fortes dentro de mim. Em busca de uma orientação profissional, o colégio que eu estudava sugeriu que os pais levassem os filhos para fazerem testes vocacionais. Foi a partir daí que, ainda na adolescência, entrei num consultório pela primeira vez para fazer terapia.

E assim, de lá pra cá, 15 anos de análise se passaram…

Eu achava que a minha vida profissional era um mundo à parte e não enxergava vínculo com a psicanálise. Fui bancária durante 4 anos e saí para estudar sobre sofrimento no trabalho. Fiz mestrado sobre o mal estar no trabalho. E assim, sem perceber, descobri que eu já estudava psicanálise. Então mergulhei de cabeça nesse mundo.

E de lá pra cá, se passam 8 anos de estudo psicanalítico…

Do tripé da formação psicanalítica, só faltava a clínica. E não falta mais.

Este blog foi criado com o objetivo de dividir com as pessoas que possam se interessar pelo tema da psicanálise, o percurso de uma psicanalista cheia de questionamentos, de dúvidas e de inquietações.

Reforço que o objetivo do blog é expor a minha caminhada na psicanálise. Meus textos não tem o intuito de difamar a imagem de nenhum profissional ou área de estudo. O que escrevo tem base única e exclusivamente no meu percurso empírico e teórico. 

16 comentários em “Sobre

  1. Tallita,
    Que sua trajetória de vida seja cada vez mais rica!
    Obrigada por compartilhar suas singularidades e interesse nos assuntos psicanalíticos.
    Tenho curiosidade de conhecer mais sobre os métodos de pesquisa qualitativa que têm como postura teórica a Psicanálise.

    Beijo da sua prima que te ama,
    Tataia.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Oi Tataia! Obrigada por seu carinho. Saiba que é recíproco. Sobre a pesquisa em Psicanálise, do que já pesquisei e conversei com pesquisadores e psicanalistas, percebi que é um assunto controverso. Acredito que essa falta de unanimidade deve-se ao fato da própria formação analítica, pois para Freud, não é necessário a academia para formar o psicanalista. Mas vou pesquisar um texto mais esclarecedor e te envio por aqui

      Curtir

  2. Muito sucesso, vizinha!
    Que vc possa ajudar mto as pessoas com o seu talento e dividir conosco suas conquistas ou qq percalço profissional e/ou pessoal! Esse compartilhamento de experiência de vida através de um blog já é uma terapia tanto pra quem faz e qto pra quem lê! Felicidade em seu caminho! Bjo

    Curtido por 1 pessoa

  3. Tallita,
    Admiro sua coragem na busca do seu talento! Vc nao se intimidou frente as mudancas e saiu em busca de um sonho.
    Agradeco por isso pq agora vc vem e me proporciona este deleite de leitura, que me insere em um mundo novo de informacoes ao msm tempo em que conheco mais de vc, de quem gosto tanto!
    Que Deus a capacite e guie sempre.
    Um beijo.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Você é a melhor lembrança de líder que tive na minha vida profissional e que carrego no meu coração. Talvez se tivesse sido você no banco, minha estória seria outra. Mas acredito que o universo conspirou para destinos melhores pra gente. Obrigada por seus ensinamentos. Eles produzem efeito ainda hoje. Grande beijo.

      Curtir

  4. Emcantada de saber sobre a sua jornada… A coragem de perseverar em busca de si mesmo não é algo fácil de se ver, mas rende frutos preciosos… Não é de se admirar porque sua presença é tão agradável a todos que a cercam! Feliz caminhada para você!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário